sexta-feira, 27 de junho de 2008

Astronauta



Eu não estou lá (IM NOT THERE)

A estória de um músico que tudo o que queria era ... vejam só, fazer música.

Todos já ouviram falar de Bob Dylan, respeitam e reconhecem sua importância. Nem todos conhecem sua estória, suas gravações ou tem paciência de escutar.

Um bom músico é aquele que consegue fazer músicas relevantes, e esse cara fez muitas delas. Tudo bem, sua voz não era das melhores, não era nenhum virtuose no violão e a gaita as vezes incomodava, mas a essência estava lá.

O filme apresenta as várias formas como era visto: artista, poeta, revolucionário, gênio, radical, debochado, mas sempre autêntico. A abordagem de diversos atores o representando é interessante, e mais que isso, necessária. Afinal, como interpretar uma personalidade, que durante sua trajetória foi entendida como diversas facetas, de herói a vilão, de vilão a simplesmente Bob Dylan.

Destaque para a interpretação de Cate Blanchet como Bob Dylan que, no meu ponto vista, é a que mais se identifica à realidade, ou talvez à minha percepção de realidade. Um cara autêntico, desprendido, e possivelmente acima de seu tempo, que fez uma porrada de músicas boas, e acredite ... isso já é o bastante.

Importante ressaltar, para aqueles que não gostam de sua voz, que a maioria das músicas no filme são interpretadas por outras pessoas, em arranjos bem interessantes e agradáveis.

PS: Recomendo o documentário sobre Bob Dylan, produzido por Martin Scorsese como filmografia básica para interessados no filme e no músico.

Nota: (1-5): 4

Mais informações:
http://www2.uol.com.br/mostra/31/p_exib_filme_282.shtml

Nenhum comentário: